CAPA DE NOVEMBRO: Governo promissor de Ratinho Júnior está proporcionando um novo Paraná

Próximo de acabar o primeiro ano do mandato do Governador do Estado Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) a revista Expressão Paraná traz a seus leitores alguns feitos que marcam a passagem do primeiro ano do jovem Governador, que em sua essência, tem mostrado um estilo arrojado de administrar o Paraná.
A começar pelos índices de aceitação do Governador, que em Agosto deste ano passava a casa dos 70%, segundo levantamento realizado em 74 cidades do estado ouvindo um total de 2114 entrevistados pela Paraná Pesquisas.
Diante desse quadro é notório o salto que o Estado deu, são diversos programas que atendem em sua totalidade a demanda do povo paranaense. Com o Governo Ratinho, é possível, o diálogo e sua equipe de Secretários seguem à risca o que determina o líder.
Para começar Ratinho lançou grandes desafios, como por exemplo o parcelamento de dívidas tributárias, o fim da aposentadoria para ex-governadores do Estado, a devolução do avião do Governador, que segundo Júnior era gasto desnecessário e a atitude economizou R$4,5 milhões ao ano para o Governo. Além disso teve também a redução no número de cargos comissionados divulgado no Jornal Gazeta do Povo, além da auditoria externa no software de gestão financeira, o SIAF – Sistema Integrado de Finanças Públicas, revisão e avaliação de contratos firmados pela ex Governadora Cida Borghetti (PP), demanda por mais autonomia ao Porto de Paranaguá, auditoria na folha de pagamento dos servidores estaduais, programa de integridade e compliance, comitê de política digital, reforma administrativa, novas concessões de pedágios, nova legislação para parcerias público privadas, mudanças no licenciamento ambiental, cidade da polícia, escola segura, corte de R$100 milhões no contrato de marmitas nos presídios, entre outros.
Com isso, a forma com que Ratinho Júnior conduz o estado tem  visivelmente  fomentado o desenvolvimento em todas as regiões. Hoje os Prefeitos de pequenos municípios são acolhidos pelo Governador e tem suas demandas atendidas, existe um novo formato de administração que é voltado ao crescimento do Estado e para isso, o trabalho é feito na base – nos municípios. “Nós passamos um período bem difícil para poder ter acesso ao Governo, tivemos a transição Beto Richa x Cida Borghetti que travou nossas demandas e com a eleição do Ratinho, voltamos a respirar e sermos atendidos com respeito e dignidade”, comentou Rogério Rigueti, Prefeito de Engenheiro Beltrão.
São programas que acertam em cheio a demanda paranaense em segurança pública, saúde, educação, infraestrutura, agricultura e meio ambiente, além de levar aos 4 cantos do Estado, subsídios para fomentar o crescimento dos municípios. Para isso o Governo reformulou o Paraná Cidade, levou a Fomento Paraná para mais perto da população, oferecendo oportunidade de crédito e com isso gerando emprego e renda, transformou a Secretaria de Desenvolvimento na Secretaria e Justiça, Família e Trabalho que tem revolucionado o Estado com ações que sobre tudo visam o bem estar do povo paranaense com o trabalho do Secretário Ney Leprevost e sua equipe.
Outra pasta importante que veio mostrar um Paraná inovador, é a nova Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo que é liderada pelo deputado estadual Márcio Nunes. Diante de tantos feitos, o Secretário Márcio tem em seu currículo o fato de ser também do interior e isso, o coloca numa zona de conhecimento das necessidades de municípios do interior. Além disso, o trabalho do Secretário nos grandes centros é revolucionador.
Na pasta Ratinho Júnior tem um Secretário que trata direto do desenvolvimento do Estado de forma coerente e sustentável que acopla ainda o setor turístico do Paraná que vive um momento ímpar, sendo valorizado e mostrado inclusive em cadeia nacional através da TV do Estado.
O estilo de administrar o Paraná que Ratinho Júnior tem realizado leva inclusive o Governo a outros municípios. E esta é a forma que tem dado certo, tornando o Paraná um estado de diálogo e com o combustível promissor, gerando divisas, trabalho e renda para a população, novas oportunidades, programas sustentáveis, governo solidário e preparado para atender a demanda do povo Paranaense e por fim fazendo um Estado com novas ideias e ideais, valorizando desde o pequeno agricultor ao ultra empresário de forma igual. É este o novo Paraná que o jovem Governador Carlos Massa Ratinho Júnior há quase um ano de mandato está proporcionando.

Por Douglas Nogari