infra estrutura: Salto Cavalcanti em Tomazina está sendo revitalizado para fomentar o turismo no município

Após conseguir desapropriar no mês de abril deste ano, uma área com mais de 31 mil metros quadrados que pertencia a Arauco Florestal Arapoti S/A, o Prefeito Flavio Zanrosso deu um importante passo para revitalizar um dos mais importantes pontos turísticos no norte pioneiro, o Salto Cavalcanti, que faz parte de Tomazina, sendo um dos cartões postais do município.
O prefeito Flavio Zanrosso, falou da importância da conquista para a comunidade tomasinense enfatizando ser um momento que já entrou para a história do município. “Essa conquista é da comunidade. Contei com a ajuda do diretor da Secretaria de Turismo, Michel Couto, o Departamento Jurídico e ao ex-deputado federal João Arruda (MDM), que se empenharam para que conquistássemos esse direito”, afirmou Zan. “O Salto Cavalcanti é uma obra prima da natureza e lá estamos construindo o Parque Salto Cavalcanti Prefeito Juvenal Batista”, completou.
Embora seja um dos locais mais belos e visitados da região, o Salto Cavalcanti, que incorpora ainda as corredeiras do Rio das Cinzas, que deram origem a uma das mais importantes competições de canoagem do Paraná, e necessita de infra-estrutura adequada para incentivar o turismo e outras práticas esportivas e de lazer.
O Salto Cavalcanti fica a 14 km do perímetro urbano de Tomazina, pela PR-422, sentido Wenceslau Braz. O Salto possui 150 metros de extensão e 15 metros de altura, sendo considerado um dos mais belos do Brasil. As corredeiras fazem parte do Circuito Nacional de Canoagem, pelos locais ideais para a prática desse esporte, além de rafting, trilhas pelas matas e exploração de cavernas.
Para coroar ainda mais a conquista do município, em agosto deste ano Flavio recebeu das mãos do Ministro do Turismo Marcelo Álvaro, o certificado de município integrante no mapa do turismo Brasileiro, o que segundo ele, fomento o setor na cidade e ainda facilita a busca por recursos junto ao Ministério para mais investimentos.
As obras no Salto seguem a todo o vapor e em breve a comunidade Tomazinense poderá desfrutar deste importante benefício voltado ao turismo local e regional, que soma a outras fontes turísticas no município, como o turismo religioso através de Santo Inocêncio na Igreja Matriz.