Parque que tem a maior boca de caverna do mundo e fica perto de Curitiba


A maior boca de caverna do mundo está mais perto do que você imagina. A Gruta Casa de Pedra, que fica dentro do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), tem um portal de cerca de 215 metros de altura e é considerada a caverna com o maior pórtico do mundo. A caverna é formada pelo Rio Maximiliano, que corta a montanha. A travessia pela caverna é restrita e os visitantes podem visitar apenas a sua boca por uma trilha que dura cerca de 3 horas.
O Parque está localizado na divisa do Paraná com São Paulo, entre as cidades de Apiaí e Iporanga. O PETAR fica a 185 quilômetros de Curitiba, então o melhor é deixar o passeio para um fim de semana e garantir hospedagem.
Além da Gruta Casa de Pedra, o PETAR ainda tem mais de 350 cavernas (12 abertas ao público), dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológicos e paleontológicos. O parque preserva a maior porção de Mata Atlântica do país.
As cavernas são as maiores atrações do parque. Entre elas existem vários níveis de desafios - existem desde as cavernas com rios, escaladas, mergulhos e rapel, até cavernas com escadas, passarelas e pontes, que facilitam o acesso. As trilhas para chegar até as cavernas variam e podem chegar até 3 horas.
A entrada nos núcleos do Parque - que tem mais de 35 mil hectares - custa R$ 15, mas, para visitar as cavernas e cachoeiras é preciso estar com guias credenciados. São várias as empresas que fazem os passeios e os valores variam de acordo com o número de pessoas e de dias que você vai ficar no Parque. A média é de R$ 150 por dia para um grupo de até oito pessoas.

Fonte: Gazeta do Povo