Se houver uma redução da nebulosidade, a temperatura pode ser ainda menor no sábado, de acordo com o meteorologista do Simepar, Fernando Mendonça Mendes. “A tendência é de 7ºC no sábado, mas depende da incursão do frio e presença de nebulosidade na região. Se o céu ficar mais limpo, não é descartada a possibilidade de temperaturas ainda mais baixas”, explica.
Em Maringá, a temperatura mais baixa registrada em 2020 até agora foi 5ºC, no dia 2 de julho. O agosto mais gelado já registrado pelo Simepar foi em 1999, quando os termômetros marcaram 0,5ºC no município.
No domingo, 23, a previsão é de céu claro em Maringá, com mínima de 10ºC e máxima de 22ºC. A segunda-feira, 24, será um pouco menos fria, com mínima de 14ºC e máxima de 25ºC no município.
Temperaturas negativas no Paraná
Nos próximos dias, há previsão de temperaturas negativas em algumas cidades do sul do Paraná, como Palmas, que deve registar mínima de -1ºC nesta sexta-feira, 20, e 0ºC no sábado, 21, e General Carneiro, que tem mínima prevista de -2ºC na sexta e -3ºC no sábado. No início da semana, existia a possibilidade de nevar nessas e outras cidades do sul do Estado, mas de acordo com Fernando Mendonça Mendes, não é possível confirmar.
“Alguns modelos de previsão do tempo que nos baseamos davam sinais de neve em algumas regiões mais altas, mas essas condições começaram a se concentrar mais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além disso, existe a condição de microclima, pois é necessário ter chuva e frio para nevar. Se tiver, deve ser rápido e pontual, em regiões de montanhas, e às vezes ninguém vê. Ou, as vezes, será uma chuva congelada”, frisa.