Temperaturas caem ainda mais nesta sexta e sábado em Maringá

Após registrar mínima de 11,7ºC nesta quinta-feira, 20, Maringá terá dias ainda mais frios a partir desta sexta-feira, 21, acordo com informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Com previsão de céu nublado, a mínima deve ser de 10ºC a máxima de 15ºC. O sábado, 22, será ainda mais gelado: a mínima prevista é de 7ºC e a máxima não deve passar de 18ºC.

Se houver uma redução da nebulosidade, a temperatura pode ser ainda menor no sábado, de acordo com o meteorologista do Simepar, Fernando Mendonça Mendes. “A tendência é de 7ºC no sábado, mas depende da incursão do frio e presença de nebulosidade na região. Se o céu ficar mais limpo, não é descartada a possibilidade de temperaturas ainda mais baixas”, explica.

Em Maringá, a temperatura mais baixa registrada em 2020 até agora foi 5ºC, no dia 2 de julho. O agosto mais gelado já registrado pelo Simepar foi em 1999, quando os termômetros marcaram 0,5ºC no município.

O motivo da queda nas temperaturas é uma massa de ar de origem polar que chegou ao Brasil. “É uma situação típica do inverno, época em que costumamos ter a aproximação de massas de ar frio, às vezes com maior intensidade, às vezes menor. É uma massa de ar frio com intensidade razoável, que chega após um período de instabilidade que, por sua vez, veio após um período seco, inclusive com temperaturas altas. Com a diminuição da nebulosidade, ela ganha força na noite desta sexta-feira e amanhecer de sábado”, explica o meteorologista.

No domingo, 23, a previsão é de céu claro em Maringá, com mínima de 10ºC e máxima de 22ºC. A segunda-feira, 24, será um pouco menos fria, com mínima de 14ºC e máxima de 25ºC no município.

No acumulado de agosto deste ano, choveu aproximadamente cerca 120 milímetros em Maringá, de acordo com o Simepar – árvores caíram. Nos próximos dias, o tempo fica estável na cidade. Não é previsão de chuva pelos próximos 15 dias.

Temperaturas negativas no Paraná

Nos próximos dias, há previsão de temperaturas negativas em algumas cidades do sul do Paraná, como Palmas, que deve registar mínima de -1ºC nesta sexta-feira, 20, e 0ºC no sábado, 21, e General Carneiro, que tem mínima prevista de -2ºC na sexta e -3ºC no sábado. No início da semana, existia a possibilidade de nevar nessas e outras cidades do sul do Estado, mas de acordo com Fernando Mendonça Mendes, não é possível confirmar.

“Alguns modelos de previsão do tempo que nos baseamos davam sinais de neve em algumas regiões mais altas, mas essas condições começaram a se concentrar mais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além disso, existe a condição de microclima, pois é necessário ter chuva e frio para nevar. Se tiver, deve ser rápido e pontual, em regiões de montanhas, e às vezes ninguém vê. Ou, as vezes, será uma chuva congelada”, frisa.