VT.png

Jornalista Parracho deixa a RPC depois de quase 20 anos

 


Em despedida regada de muita emoção o Jornalista Luiz Fernando Severo Parracho após 18 anos na RPC – Rede Paranaense de Comunicação, afiliada Rede Globo, anunciou sua saída focando em um projeto pessoal.

Ícone do Jornalismo Paranaense com 30 anos de profissão, o gaúcho Porto Alegrense chegou ao Paraná para trabalhar na emissora na região noroeste em Maringá, depois foi para a maior fronteira do país em Foz do Iguaçu e naturalmente e com seu jeito peculiar de fazer jornalismo se destacou e seu destino tempos depois foi a bancada Bom Dia Paraná na Capital como apresentador âncora.

Parracho ao longo de sua trajetória na RPC realizou grandes coberturas no estado, país e na europa, quando percorreu o caminho dos “pracinhas brasileiros” na Itália  -soldados da FEB – Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial (1941 – 1945), além de muitas outras reportagens especiais. Em setembro de 1998, enquanto fazia uma reportagem com a equipe do Globo Ecologia e com o ator Danton Mello no alto do Monte Roraima na divisa com a Venezuela, tomou um grande susto quando o helicóptero que transportava a equipe teve uma pane e caiu no alto do morro. Neste acidente o operador de áudio Ricardo Cardoso acabou morrendo.

Antes de assumir o Bom Dia Paraná, o jornalista teve passagem marcante pela 1ª edição do Paraná TV, que virou Meio-Dia Paraná em agosto de 2018: o noticiário cresceu exponencialmente e, com ele, se consolidou como líder de audiência.

Sua transferência para as manhãs foi justamente para fortalecer os resultados da Globo em Curitiba no início do dia. A emissora vinha sendo ameaçada cada vez mais pela Rede Massa e pela RIC, que tem fortes noticiários regionais no mesmo horário.

Em seu extenso adeus, Fernando Parracho cita justamente o bom momento de audiência que a emissora atravessa e diz que “despedidas são sempre difíceis”.

Seu projeto pessoal, no entanto, não envolve mais o telejornalismo diário. Ele irá se mudar para outra cidade, com o objetivo de ficar mais próximo da natureza, “que também é o seu lugar”, afirmou em carta enviada aos futuros ex-colegas de trabalho.

Na sua despedida os colegas de profissão mencionaram momentos juntos, a performance dele como colega de profissão que sempre transmitiu segurança, serenidade e profissionalismo. No chat “Você na RPC” várias mensagens foram enviadas falando da despedida do âncora.

Em seu lugar, o jornalista João Salgado passa dividir o cenário com a jornalista apresentadora Claudia Celle todas as manhãs no Bom Dia Paraná. Parracho se despediu das manhãs da RPC na manhã do dia 3 de dezembro e se emocionou no ar, recebendo em lágrimas muitos aplausos da equipe.