Assessoria Acamdoze

A diretoria da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze) se reuniu na tarde desta terça-feira (2), na sede da entidade, em Campo Mourão, onde definiu uma meta de ações para este ano de 2021. O encontro foi conduzido pelo presidente da entidade, Luiz Tavares Rosa, vereador de Engenheiro Beltrão.

“O objetivo do encontro foi oportunizar aos diretores de cada área apresentarem  ações programadas de cada pasta para este ano de 2021. A divulgação destes trabalhos é importante para mostrar às Câmaras da Região como os trabalhos serão desenvolvidos pela entidade”, falou Rosa. Segundo ele, é também uma questão de transparência a divulgação de seu plano de ações.

Na ocasião, o presidente definiu que a primeira assembleia do ano da entidade será realizada no próximo dia 3 de abril. Além disso, caso a curva da pandemia de coronavírus sofra queda, a Acamdoze vai organizar uma viagem com uma comitiva de vereadores até a “Marcha dos Vereadores” à Brasília, de 27 a 30 de abril. 

“Este contato mais próximo do vereador em Brasília é muito importante na viabilização de recursos para nossa região. Vamos aguardar como ser comportará a pandemia para decidirmos se vamos ou não”, falou. 

Luizinho comentou ainda sobre uma série de parcerias que a Acamdoze está fazendo com entidades para viabilizar ações que gerem o desenvolvimento regional. Uma delas é com o Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul) para criação de um Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico da Região da Comcam. Uma reunião está sendo organizada nos próximos dias para a definição de ações. 

Além disso, o presidente disse que a Acamdoze vai confeccionar a Carteirinha do Vereador”, que possibilitará uma série de vantagens aos parlamentares. “Com a certeirinha o vereador terá desconto na compra de medicamentos, por exemplo, através de parcerias que estamos fazendo com farmácias”, explicou. “Além será um documento de identificação do parlamentar, contendo nome completo, idade, cidade de atuação, entre outras”, emendou.


Área Cultural

Durante o encontro, o Diretor Cultural da Acamdoze, Euton Rodrigo Linhares, vereador de Engenheiro Beltrão, apresentou dois projetos que a entidade desenvolverá na região a partir de abril: o 1º Desafio Moutain Bike Acamdoze e o Festival Cultual de Música da Acamdoze. “O objetivo é fomentar a cultura e o turismo em todos os 25 municípios da Comcam”, resumiu o vereador. Além disso, ele está elaborando um projeto para realização de um concurso regional para eleger as 10 maravilhas da região. 


Área Esportiva

Já o Diretor Esportivo da entidade, Ibnéias Teixeira, vereador de Campo Mourão, além de continuar com o Torneio de Futebol Suíço da entidade, que será realizado de acordo com a situação da pandemia do coronavírus, vai implantar a Copa Acamdoze de Basquete. “O objetivo é disseminar este esporte em toda a região. Como bem sabemos, quando se fala em esporte só se fala em futebol. Mas temos outras opções”, destacou.