A Câmara de Vereadores de Ararauna é uma das primeiras da região da COMCAM - Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão a dar início ao ano legislativo, e na tarde desta segunda-feira (01/02) aconteceu a primeira sessão ordinária na sede da Casa de Lei do Município.

Pontualmente as 18 horas, o presidente, vereador Renê Vieira Duarte iniciou os trabalhos com a presença dos vereadores Antônio Preto de Oliveira (Neno), Leonardo Henrique, Maria Aparecida da Silva Giovanni (Dum), Gabriel França dos Santos, Olímpio de Oliveira Caetano (Olimpinho), Natanael Rosa da Silva (Nata), Sirlei Fiorin Fulaneto e Cesar Aparecido Antoniassi (Cesão).

Foram apresentados em plenário o Projeto de Lei do Executivo 002/2021 que dispôz sobre a ratificação da primeira alteração e consolidação do protocolo de intensões do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento dos Municípios da Região de Campo Mourão - CONDESCOM, que foi encaminhado para as comissões. 

Além deste projeto, os vereadores também encaminharam para as comissões o Projeto de Resolução 003/2021 que trata da filiação da Câmara junto à UVEPAR - União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná. 

Outro projeto de resolução que entrou em pauta foi o 002/2021 que prevê a alteração  de dias e horários das Sessões Ordinárias que atualmente acontecem em dois dias na semana - segundas e quartas, com intervalo de uma semana sem sessão, totalizando 4 ao mês. O Projeto que foi encaminhado às comissões, prevê a alteração para um único dia por semana - às segundas-feiras  às 18 horas.

E em sequncia do primeiro dia de trabalho em plenário dos vereadores Ararunenses, foi votado  o requerimento de autoria do vereador Olímpio de Oliveira Caeteno - Olimpinho, que prevê o estudo de transformar o Hospital Público Municipal em uma instituição filantrópica, com a justificativa de que sendo mudado, a entidade pode oferecer atendimentos  para consultas com covênios e planos de saúde, possa ter também investimentos de melhorias tanto de iniciativa privada, quanto de emendas palrlamentares, Governo Estadual e Federal. 

"Em nosso país, filantropia são entidades de direito privado, porém sem fins lucrativos e que prestam grandes e relevantes serviços em saúde para a comunidade. Grande parte dos hospitais filantrópicos atendem ao mesmo tempo pacientes do SUS - Sistema Único de Saúde, planos e ainda atendimentos particulares", explica o vereador Olimpinho.

O Projeto foi aprovado e encaminhado ao executivo para que tome as devidas conclusões e seja sansionado.

A Câmara de Araruna se reune novamente na próxima quarta-feira (3) para sua segunda sessão ordinária do ano, e deve nos próximos dias, após aprovado o projeto de alteração de data de sessões, retomar o novo horário semanal com apenas a sessão de toda segunda-feira.